terça-feira, 3 de março de 2009

Acidos e Bases

Svant August Arrhenius, no final do século XIX, desenvolveu um amplo trabalho sobre dissociação de compostos. Em 1887, ele propõe a teoria de dissociação iônica, a qual dizia, que determinadas substâncias, quando dissolvidas em água, davam origem à íons positivos e negativos.

As experiências às quais Arrhenius se fundamentou, se baseavam em condutividade elétrica em soluções aquosas (substancias eletroliticas).

Tendo estes conceitos de dissociação em mente, Arrhenius definiu um ácido como sendo um composto, que ionizaçao em água, liberando íons H+.

H2SO4(l) 2H+(aq) + SO42-(aq)

Arrhenius definiu as bases como sendo compostos, que dissociados em água, libera íons OH-.

NaOH (s) Na+(aq) + OH-(aq)

Quando se mistura uma substância ácida com outra básica, ocorre o que chamamos de reação de neutralização, que é uma reação exotérmica, ou seja, que libera calor ao ocorrer.

As reação de neutralização se baseiam na reação entre os íons H+ (do ácido) e os íons OH- (da base), formando água como um dos produtos.

H+ + OH- H2O

A definição de ácidos e bases de Arrhenius é utilizada até os dias atuais, entretanto, ela se aplica a poucas substâncias, principalmente, às que possuem H+ e OH- para serem liberados e só em meio aquoso.


A deficiência da definição de Arrhenius, ou seja, o fato de uma substância ser ácida ou básica somente em meio aquoso, provocou o estudo e surgimento de novas definições ("teorias") para ácidos e bases.

Em 1923, J. N. Brönsted e T. M. Lowry, independentemente, na Dinamarca e Inglaterra, respectivamente, propuseram uma definição mais ampla e genérica para ácidos e bases. A chamada definição protônica.

A definição protônica defini um ácido, como toda substância (molécula ou íon) capaz de liberar um próton (H+), e uma base, como toda substância (molécula ou íon) capaz de receber um próton.

Esta definição é muito mais ampla que a de Arrhenius, uma vez que o meio reacional não influi na propriedade de ser ou não um ácido ou uma base. Um exemplo disso é o H2SO4 (ácido sulfúrico) que em meio aquoso, libera íons H+ e em ácido acético como solvente, também libera íons H+. Já o NaOH (hidróxido de sódio), em meio aquoso, libera íons OH-, entretanto, em ácido acético como solvente, ocorre a formação de acetato de sódio, que age como base.

H2SO4(l) 2H+(aq) + SO42-(aq) ou

H2SO4 + 2 H2O 2 H3O+(aq) + SO42-(aq)

H2SO4 2 H+ + SO42- (com CH3COOH como solvente)

NaOH(s) Na+(aq) + OH-(aq)

NaOH(s) H2O + CH3COO-Na+ (H2O - H+ + OH-)

Sendo assim, a liberação de OH- não é uma característica de todas as bases, mas a capacidade de receber um próton, é.

Pela definição de Bronsted-Lowry, não é necessário, nem mesmo um meio úmido para as reações ocorrerem. A reação entre vapores de ácido clorídrico e amônia é um exemplo disso. O cloreto de amônio é o produto sólido desta reação.

Segundo a definição protônica, uma reação ácido-base envolve a competição de um próton (H+) entre duas bases.

H2SO4 + 2 H2O 2 H3O+(aq) + SO42-(aq)
(ácido 1) (base 2) (ácido 2) (base 1)

Um ácido (ácido 1) ao reagir com uma base (base 2), sempre irá originar uma base fraca (base 1) e um ácido fraco (ácido 2). Formando-se pares de ácido e base conjugados.

ácido 1 base 1
base 2 ácido 2

Em 1923, no mesmo ano que Brönsted e Lowry propuseram a definição protônica para ácidos e bases, G. N. Lewis, químico americano propõe uma definição ainda mais abrangente para ácidos e bases, a definição eletrônica.

Lewis definiu um ácido, como uma espécie capaz de receber pares de elétrons e base, como uma espécie capaz de doar pares de elétrons, formando ligações químicas.

A reação entre um ácido e uma base de Lewis sempre dá origem a formação de uma ligação covalente.

H+ + OH- H2O

A definição de Lewis abrange todos os íons, sejam cátions (bons receptores de elétrons) e ânions (bons doadores de elétrons), ácidos e bases, respectivamente.

Cu2+ + 6F- [CuF6]4-

Não só íons podem ser ácidos ou bases de Lewis, compostos e elementos neutros, também podem.

Co2+ + 6CO [Co(CO)6]2+

ácido - CO2+
base - CO

A definição de Lewis abrange, ou seja, explica os casos das definições de Bronsted-Lowry e de Arrhenius, sendo portanto, a mais aceita. Entretanto, as definições de Arrhenius e de Bronsted-Lowry também são utilizadas para explicar alguns casos.

Macetes de Tabela Periódica

1A - Hoje Li Na Kama Robinson CrusFrancês.

2A - Bela Margarida Casou com o Senhor Bartolomeu Ramos.

3A - Belas Alunas Galinhas Indo Telefonar.

4A - Casou Silicia Germana com Senador Paraibano.

5A - Nossos Pais Assam Saborosos Bifes.

6A - OS SeTe Porquinhos.

7A - Foram Clamados Bravos Índios Ateus.

8A - lio NEgou ARroz a KRistina e foi pra XErém com Renata.

3B - Sócios Ygnorantes Lavam Acaros.

4B - Tio Ziro viajou com Halfredo e Rafa.

5B - Você conhece Nobel ele Tá Débil.

6B - Creunice Morou com Walter Sargento.

7B - Minha Torcida é de Recife Bh.

8B - Comi a Rinhenta da Irmã do Mateus.

1B - Cuspi no cão de Agnaldo fez Au.

2B - Zenilda tem Cada Hego.


quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Propriedades do Carbono

O carbono é o elemento fundamental da Química Orgânica, tudo por que é essencial na formação dos compostos orgânicos. A sua estrutura começou a ser estudada por Archibald Scott Couper (1831-1892) e Friedrich August Kekulé (1829-1896) na segunda metade do século XIX. Os estudos referentes à estrutura do carbono foram denominados de postulados de Couper-Kekulé, veja agora estes postulados:

1º postulado: O átomo de carbono é tetravalente. Esta estrutura permite que o elemento estabeleça quatro ligações covalentes, por isso existe uma enorme variedade de compostos derivados do carbono. Os quatro pares eletrônicos disponíveis permitem formar ligações com diversos outros elementos. Estrutura tetravalente do carbono:

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Técnicas de Memorização

Antes de "rachar" a cabeça, saiba como você pode melhorar a memorização e evitar o famoso "deu branco". Veja as dicas:
- Existem muitas técnicas mentais. Uma forma de estimular a memória é utilizar ao máximo a sua capacidade mental, aprendendo novas habilidades com as quais não teria nada em comum com o seu estilo de vida.
- É impossível prestar atenção no estudo se você estiver tenso ou nervoso. É importante relaxar. Uma dica: prenda a respiração por dez segundos e vá soltando o ar lentamente.
- Algumas vitaminas são essenciais para o funcionamento apropriado da memória: tiamina, ácido fólico e vitamina B12. São encontradas no pão e cereais, vegetais e frutas.
- A água ajuda a manter bem o funcionamento dos sistemas da memória, especialmente em pessoas mais velhas. A falta de água no corpo tem um efeito direto e profundo sobre a memória. A desidratação pode levar a confusão e outros problemas do pensamento.
- É fundamental que se permita sono suficiente e descanso do cérebro. Durante o sono profundo, o cérebro se desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. A insônia leva a um estado de fadiga crônica e prejudica a habilidade de concentrar-se e armazenar informações.

domingo, 13 de julho de 2008

Oração do Químico

Pai Nox que estais nos sais
Balanceada seja a vossa nomenclatura
Venha a nox o vosso rênio
Periódica seja a vossa vontade
Assim no ferro como no sal.
O pão nox de cada dia nos boroso
Oxidai nossa valência
Assim como oxidamos a quem nos tem Anidrido
Não nos deixeis cair em oxi-redução
E livrai-nos do sal.
Ametal.

domingo, 4 de maio de 2008

Semimetais miau

Semimetais no
rítmo do atirei o pau no gato

Boro Silício
Germânio....nio
Arsênio....nio...nio
Antimônio...nio
Semimeta...a...ais
e nada ma..a....ais
e pra fechar....
e pra fechar.....
Telúrio, Polônio
Miau

Tabela Periódica - Resumo Histórico

A Tabela Periódica é a forma mais coerente de organização dos elementos químicos onde são observados as semelhanças entre suas propriedades físicas e químicas.
Ao longo dos tempos vários cientistas tentaram organizar os elementos conhecidos e até mesmo prever a existência de outros.

  • John Dalton-(início do século XIX):Químico Inglês que primeiramente, baseado em evidências experimentais, retomou a idéia dos filósofos gregos propondo o primeiro modelo atómico científico preparando uma lista de elementos químicos pelas massas, embora com valores errados.

  • J. W. Dobereiner-(em 1817): Cientista Alemão, em grande parte autodidata, registrou que certos elementos tinham uma progressão nos valores de suas massas lançando uma idéia conhecida como "lei das tríades", por agrupar os elementos de três em três com base em certas semelhanças. Na época sua idéia foi rejeitada por colegas devido ser limitada a poucos elementos até então conhecidos.

  • Alexander Chancoutois-(em 1862): Cientista Francês que lançou a idéia do "parafuso telúrico" que constituia em uma superfície cilíndrica com linhas inclinadas em 45º e distribuia ao longo das linhas os elementos por ordem crescente de massas atômicas.


  • John Newlands-(em 1864): Químico Inglês que lançou uma idéia conhecida por "lei das oitavas" que distribuia os elementos em ordem crescente de massas atômicas onde havia repetição de sete em sete grupos, como na escala musical.

  • Demitri Ivanovitch Mendeleev-(em 1869): Químico Russo que laçou a Idéia da "lei periódica dos elementos", sendo a base da classificação moderna, organizava os elementos em ordem crescente de massas atômicas formando oito colunas denominadas grupos e doze fileiras horizontais denominadas séries.


  • Hennry Moseley-(em 1913): Cientista Inglês que estabeleceu o conceito da "carga nuclear(número atômico)" como sendo a verdadeira identidade de um elemento químico. Com este novo conceito aconteceram organizações na tabela periódica ficando mais parecida com a atual tabela dos elementos químicos.

Fontes Bibliográficas: Ricardo Feltre, Lembo, Sardela.